Como posso encontrar emprego?

O ACNUR traz nesta seção orientações e dicas práticas para que pessoas refugiadas saibam como buscar e se candidatar a vagas de emprego no Brasil. Dessa forma, aumentando as chances de contratação no mercado formal de trabalho.


1º passo: Ter CPF e Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS)

O Cadastro da Pessoa Física (CPF) é um dos principais documentos para pessoas que residem no Brasil. Qualquer indivíduo, independentemente da idade, nacionalidade ou status migratório, pode solicitá-lo.

A emissão do CPF é simples: pode ser feita de forma online e gratuita. Basta ter em mãos o Protocolo de Refúgio, Carteira de Registro Nacional Migratório (RNM) ou passaporte, e preencher o cadastro aqui.

Já a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é o documento que registra as atividades profissionais do trabalhador e garante acesso aos direitos trabalhistas previstos em lei. Esse documento é obrigatório para o exercício de atividades profissionais formais e pode ser solicitado por qualquer pessoa maior de 14 anos, com endereço regular no Brasil e detentora de um CPF.

O documento é digital e gratuito. Para solicitar, é preciso:

  • Baixar gratuitamente o aplicativo (Carteira de Trabalho Digital) na loja de aplicativos de seu celular.

OU

  • Acessar o link servicos.mte.gov.br (necessário ter cadastro no gov.br)

 

Vale lembrar

No Brasil, pessoas refugiadas e solicitantes da condição de refugiado podem trabalhar e têm os mesmos direitos trabalhistas que qualquer outro trabalhador brasileiro.

A partir dos 14 anos é possível trabalhar como aprendiz, em Contrato de Aprendizagem e com jornada de trabalho diferenciada. (Acesse aqui a cartilha sobre esse tema)

A partir dos 16 anos de idade, os trabalhadores podem ter um emprego formal no Brasil, porém entre 16 e 18 anos há restrição nas atividades que podem ser desenvolvidas. Por exemplo, não é permitido trabalhar com atividades insalubres e consideradas perigosas.

 

Trabalho formal x informal: o que vale mais a pena?

Apesar de horários mais flexíveis e do pagamento imediato, trabalhar de forma informal ou por diárias nem sempre é a melhor opção. Afinal, a vaga de emprego formal traz diversos benefícios ao trabalhador:

–          Garantia de remuneração todos os meses e não apenas quando consegue serviço

–          Proteção trabalhista e da Previdência Social, como auxílio-doença, licença-maternidade, FGTS, proteção contra acidente de trabalho, férias remuneradas, 13° salário, vale-transporte e seguro-desemprego

–          Muitas empresas costumam oferecer benefícios adicionais aos seus empregados, como auxílio-alimentação, plano de saúde, entre outros

–          Possibilidade de crescimento na empresa e desenvolvimento de carreira


2º passo: Ter um currículo

O que devo incluir no currículo?

 

Além dos dados básicos, como nome completo, formação e experiência profissional, é importante:

  • Ter informações de contato sempre atualizadas e que sejam de fácil acesso para você (melhor ainda se for e-mail ou número de WhatsApp).
  • Dar destaque aos cursos e experiências realizados no país de origem e no Brasil.
  • Citar os cursos de português ou profissionalizantes que possa ter feito no Brasil.
  • Nas experiências, informar os sistemas que conhece (softwares, por exemplo), além dos resultados alcançados.
  • Indicar premiações relevantes e trabalhos voluntários realizados.
  • Evidenciar os idiomas que você domina.
  • Fazer um currículo que não ultrapasse uma página, que seja objetivo e contenha os dados mais importantes das suas experiências de trabalho.
  • Ser honesto nas informações.
  • Pedir para alguém revisar o currículo caso não esteja seguro com o português.
  • Caso seja um currículo digital, salvar o documento em formato PDF.

Quais  são as vantagens de ter um currículo online?

Pesquisas apontam que seis em cada 10 empresas brasileiras realizam a contratação por meios digitais. Isso significa que a seleção e a comunicação com o trabalhador interessado é feita por meio de redes sociais, sites e e-mails. Porém, há empresas (as menores, por exemplo) que ainda optam por currículos impressos. Por isso, é importante verificar como a empresa que está com vagas abertas irá receber os currículos.

Confira algumas vantagens do currículo online:

  • Participar dos processos seletivos online.
  • Atualizar as informações sempre que possível e com agilidade (inclusive contato, novos cursos ou experiências de emprego).
  • Estar inscrito em sites de recrutamento e plataformas que oferecem vagas de emprego.
  • Facilidade em pesquisar e se candidatar para vagas de emprego independentemente de onde estiver, bem como evitar gastos com locomoção.

Ajuda extra

Acesse uma sugestão de estrutura de currículo neste link.


3º passo: Cadastrar-se em plataformas e sites de recrutamento

Para que seu currículo ganhe visibilidade e para participar dos processos seletivos por meios digitais, é fundamental cadastrá-lo em sites de recrutamento. O cadastro é simples, rápido e gratuito. Confira algumas das plataformas mais usadas:

a) Plataformas de recrutamento nacionais

Vagas

A Vagas.com reúne milhares de currículos de candidatos. Para que a empresa interessada em contratar uma pessoa refugiada localize o seu currículo, é fundamental usar a #workshopvagaseacnur no campo “Informações complementares”. Veja, clicando aqui, um guia detalhado sobre o cadastro na plataforma Vagas

LinkedIn, Gupy, 99 Jobs, Infojobs, Manpower, Catho

Além do cadastro do currículo, nessas plataformas você poderá procurar oportunidades pelo nome do cargo, da empresa, área de interesse e cidade.

b) Sistema Nacional de Emprego (SINE)

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é um programa do governo brasileiro que permite cadastrar currículo, consultar vagas e agendar entrevistas de emprego com empresas. No site empregabrasil.mte.gov.br ou no aplicativo Sine Fácil (Android) é possível ter acesso ao SINE de maneira virtual. Para  atendimento presencial, basta procurar  uma unidade do SINE no seu município. Os endereços estão aqui.

c) Sites de empresas

Também vale consultar as vagas diretamente nos sites ou páginas dos membros do Fórum Empresas com Refugiados, que costumam contratar pessoas refugiadas e estão comprometidas a apoiar a inclusão dessa população. Confira algumas:

Belgo Bekaert, BRF, Iguatemi, Puravida, Renner S/A, Sitel, Sodexo

d) Parceiros do ACNUR e ONGs:

Há  organizações da sociedade civil e parceiros do ACNUR que podem apoiar na construção do currículo e na busca por uma vaga de emprego. Para encontrá-los em sua cidade, veja as seções abaixo.

❗ Atenção ao e-mail! ❗

 Ao se candidatar a uma vaga de emprego, é importante saber como a empresa irá entrar em contato em caso de interesse. Boa parte delas informa candidatos selecionados para entrevista ou outras etapas do processo seletivo por e-mail. Nesses casos, é fundamental ter uma conta de e-mail ativa (há diversas opções gratuitas como Gmail e Outlook) e checá-la pelo menos uma vez ao dia. Confira algumas dicas para responder a mensagens sobre vagas de emprego:

  • Responda o mais rápido possível (de preferência no mesmo dia)
  • Seja objetivo na resposta e forneça as informações/confirmações solicitadas pela empresa
  • Seja educado(a)
  • Revise a mensagem antes de enviar

Exemplo de e-mail de resposta para agendamento de entrevista:

Prezado ou Prezada (Nome da pessoa),

Obrigado (a) por seu contato, tenho muito interesse na vaga. Tenho disponibilidade para fazer a entrevista no dia XX, às XX. Meu telefone é XXXX.

É possível para vocês?

Seria presencial ou de forma remota?

Sigo à disposição se precisar de qualquer informação adicional,

Att,

(Seu nome)


4º Passo: Entrevista de emprego

Como posso me preparar?

 

  • Antes da entrevista, entre no site da empresa e pesquise qual a área de negócio, tempo no mercado, quais serviços oferece e locais de atuação.
  • Revise o anúncio da vaga para ter conhecimento de todas as competências exigidas.
  • Relembre suas experiências, habilidades e capacidades. Geralmente as perguntas da entrevista estão relacionadas a esses temas.

 

O que apresentar na hora da entrevista?

 

  • Comunicação coerente e postura profissional;
  • Bom senso, discrição e naturalidade;
  • Mantenha uma atitude positiva, demonstre disposição e interesse na vaga;
  • Ficou com alguma dúvida? Pergunte educadamente;
  • Fale de suas habilidades e pontos de melhoria com exemplos concretos;
  • Seja cordial e respeitoso;
  • É interessante levar alguma pergunta para fazer ao final da entrevista, principalmente relacionada à empresa ou ao posto de trabalho. Isso demonstra interesse na vaga;
  • Jamais minta, atenda a ligações ou mexa no celular durante a entrevista. Também não é recomendável perguntar apenas sobre folgas e férias, se há muitos candidatos concorrendo à vaga ou pressionar a empresa por retorno;
  • Não abordar aspectos da vida pessoal, exceto se for perguntado.

 

 

Para reflexão: Agora você teve acesso a orientações e ferramentas que podem auxiliá-lo na busca ativa por um emprego formal no Brasil. Para ter êxito: prepare-se, confie em si mesmo e em suas capacidades e seja proativo! Esse é um primeiro passo importante nesta trajetória cheia de desafios, porém essencial para conquistar autonomia financeira

 

 


Organizações parceiras no Rio de Janeiro

Trampolim – Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro
📍 Endereço: R. São Francisco Xavier, 483 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ, 20550-011
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (21) 96691-3340 e (21) 99580-4488

Associação Mawon
📍 Endereço: R. Visc. de Pirajá, 54 – 8 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ, 22410-003
📩 Email: [email protected] 
📞 Telefone: (21) 99869-8270

Aldeias SOS Infantis
📍 Endereço: Rua Jardim do Seridó, 200 – Itanhangá, Rio de Janeiro – RJ, 22641-340
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (21) 99869-8270

Casa do Trabalhador
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a sua residência.
📞 Telefone: (21) 2334-6307 | (21) 2332-1045 | (21) 2334-8950 | (24) 2246-8942 | (24) 3352-1593 | (22) 2525-9205

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras em São Paulo

Caritas Arquidiocesana de São Paulo
📍 Endereço: Av. Mal. Eurico Gaspar Dutra, 1853 – Parada Inglesa. São Paulo – SP, 02239-010. Atendimento presencial de segunda, terça, quinta e sexta, das 8h30 às 17h30.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (11) 93904-5321 | (11) 97630-8023

Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: 156

Programa de Apoio para Realocação de Refugiados (PARR)
📍 Endereço: Av. Mal. Eurico Gaspar Dutra, 1853 – Parada Inglesa, São Paulo – SP, 02239-010. Clique aqui para realizar o pré-cadastro.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (11) 96641-3156

Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes (CRAI)
📍 Endereço: R. Maj. Diogo, 834 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01324-001.
📩 Email: [email protected] | [email protected] | [email protected]
📞 Telefone: (11) 2361-3780 | (11) 2361-5069

Estou Refugiado
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (11) 97081-4907

Compassiva
📍 Endereço: R. da Glória, 900 – Liberdade. São Paulo – SP, 01510-000
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (11) 2537-3441 | (11) 97512-0307 | (11) 93730-4461 | (11) 94822-7094

Instituto de Reintegração do Refugiado – Instituto ADUS
📍 Endereço: Av. São João, 313 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01035-905.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (11) 3225-0439 | (11) 94744-2879

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras em Roraima

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR
📍 Endereço: Av. Gen. Ataíde Teive, 2386 A – LiberdadeBoa Vista – RR, 69309-000.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (95) 3623-5990 | (95) 99962 1000

Centro de Coordenação e Interiorização
📍 Endereço: Av. Brasil – Treze de SetembroBoa Vista – RR

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433

 


Organizações parceiras no Amazonas

Hermanitos
📍 Endereço: R. Quintino Bocaiúva, 626 – Centro. Manaus – AM, 69550-049
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (92) 99431-5431 | (92) 98403-0112

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR)
📍 Endereço: Av. Constantino Nery, 1029 – São Geraldo. Manaus – AM, 69010-160
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (92) 99157-6097

Cáritas Arquidiocesana de Manaus
📍 Endereço: R Av. Joaquim Nabuco, 13 – Centro. Manaus – AM, 69020-031.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (92) 99292-4472 | (92) 3212-9030

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras em Brasília

Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH
📍 Endereço: Quadra 7 Conjunto C Lote 1 Quadra 7 Conjunto C Lote 1, Varjão, Brasília – DF, 71555-239
📩 Email: [email protected] | [email protected]
📞 Telefone: (61) 3340-2689 | (61) 3447-8043 | (61) 98210-5085

Associação de Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI)
📍 Endereço: SRTVS, Qd. 701, Bloco O, Sala 536, Edf. Multiempresarial, CEP 70340-000, Brasília-DF
📞 Telefone: (61) 3081-0858

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras em Minas Gerais

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR)
📍 Endereço: Av. Amazonas, 641 – 17º andar – Centro. Belo Horizonte – MG, 30180-001
📩 Email: [email protected] | [email protected] | [email protected]
📞 Telefone: (31) 99210-3434 | (31) 99567-6745 | (31) 99289-0216 | (31) 99210-3435 | (31) 99786-8145 | (31) 99210-3444 | (31) 99210-3443 | (31) 99428-0043 | (31) 99295-4122

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras no Paraná

Caritas Brasileira – Regional Paraná
📍 Endereço: R. Paula Gomes, 703 – São Francisco. Curitiba – PR, 80510-070.
📩 Email: [email protected] | [email protected] | [email protected] | [email protected]
📞 Telefone: (41) 3039-7869 | (45) 3222-4313 (Cascavel) | (41) 99588-4825 (Curitiba) | (43) 3525-0707 (Jacarezinho) | (43) 99994-0720 (Londrina) | (44) 99102-9015 (Maringá) | (43) 9834-4154 ou  (43) 3423-5644 (Apucarama) | (44) 3423-1045 ou (44) 3423-1198 (Paranavaí) | (42) 3226-1165 (Ponta Grossa) | (44) 9748-7537 (Umuarama) | (46) 3542-1293 (Francisco Beltrão) | (44) 99953-9043 (Campo Mourão) | (45) 99924-3409 (Foz do Iguaçu)

Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA)
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (41) 99503-5370

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras no Rio Grande do Sul

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados – SJMR
📍 Endereço: Av. Venâncio Aires, 1048 – Farroupilha. Porto Alegre – RS, 90040-192.
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (51) 3254-0140 | (51) 99995-5573
🤲🏼 Serviços: atendimento jurídico, socioassistencial e psicossocial, encaminhamento a serviços públicos e de redes parceiras, apoio à inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo, acesso facilitado a cursos de português e profissionalizantes, auxílio financeiro de emergência a perfis de maior vulnerabilidade.

Aldeias SOS Infantis
📍 Endereço: Av. Caldeia, 250 – Sarandi, Porto Alegre – RS, 91130-540.
📞 Telefone: (51) 3364-7999 | (51) 3364-2967

Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA)
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (51) 3245-7055 | (51) 3245-7025

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433


Organizações parceiras em Santa Catarina

Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina
📍 Endereço: R. Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 – Pantanal, Florianópolis – SC, 88040-001
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (48) 99829-2008

Serviço Pastoral Migrante (SPM)
📍 Endereço: R. Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 – Pantanal, Florianópolis – SC, 88040-001
📩 Email:  [email protected]
📞 Telefone: (48) 98826-9229

Círculos de Hospitalidade
📍 Endereço: R. Duque de Caxias, s/n – Saco dos Limões, Florianópolis – SC, 88045-210
📩 Email: [email protected]
📞 Telefone: (48) 99800-5255 | (48) 99638-0528

Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR)
📍 Endereço: R. Dep. Antônio Edu Vieira, 1524 – Pantanal. Florianópolis – SC, 88040-001.
📞 Telefone: (48) 99190-7139 | (48) 99111-6344

Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
📍 Endereço: clique aqui e veja a unidade mais próxima a você.
📞 Telefone: 3003-2433