O ACNUR desenvolveu canais no WhatsApp de resposta automática para resolver as principais dúvidas de refugiados e migrantes no Brasil. Conheça os nossos chatbots abaixo.
Fale com a Chama
O ACNUR desenvolveu um canal no WhatsApp de resposta automática intitulado “Chama”. A expressão “Chama”, na cultura venezuelana, significa “mulher jovem’’, que é a identidade desta ferramenta de inteligência artificial, criada para responder às principais dúvidas de refugiados e migrantes venezuelanos no território brasileiro, reduzindo os impactos das notícias falsas que circulam entre essa população.
A Chama possui um roteiro que responde aos principais questionamentos das comunidades venezuelanas atendidas pelos abrigos da Operação Acolhida. Seus temas, como documentação, interiorização e dicas para encontrar trabalho, foram identificados como prioritários por meio de pesquisas realizadas com o público-alvo da ferramenta. As respostas geradas pelo chatbot são enviadas por meio de textos com links de áudios e vídeos.
Para utilizar o Chama, salve o número +55 11 42301029 em seu celular, abra o WhatsApp e escreva uma mensagem para o chatbot. Caso prefira, clique aqui para ser redirecionado diretamente para a conversa com a Chama.
Conheça o Gigante, o chatbot para adolescentes refugiados e migrantes venezuelanos
Chegou ao Brasil o Gigante! Um chatbot em que adolescentes refugiados e migrantes da Venezuela podem receber informações confiáveis e dar opinião sobre diferentes temas. São assuntos relevantes para a integração de refugiados e migrantes no Brasil, portanto, úteis para todos.
Para utilizar o Gigante pelo WhatsApp, clique aqui, Caso prefira, fale com o chatbot pelo Messenger, do Facebook, clicando aqui.