Rádio “A Voz dos Refugiados”

Através de um estúdio de rádio dentro de um abrigo temporário da operação Acolhida, voluntários refugiados e migrantes gravam programas com base em dúvidas da própria comunidade, a fim de combater rumores e desinformação. A rádio “A Voz dos Refugiados” é um projeto da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em colaboração com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional Brasil (AVSI Brasil), a partir de apoio do Governo de Luxemburgo. 

Abaixo você encontra os programas da rádio “A Voz dos Refugiados”!


Direitos e diferenças entre refugiados e migrantes | No Caemos en Rumores - Documentação

No programa “No Caemos en Rumores”, em “La Voz de los Refugiados” vamos falar de documentação. Os refugiados têm mais dificuldade em encontrar trabalho do que os migrantes residentes? É em resposta a este rumor que a rádio responde a quais são as diferenças entre refugiados e imigrantes e os direitos destas pessoas no Brasil. Este podcast também traz mais detalhes sobre naturalização, acesso a contas bancárias e votação.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A apresentação e locução do programa é de Mari José Lopez e Kennedys Rodrigues, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Entrevista com o MPF sobre deportação e documentação | Valores Constitucionales - Documentação

Em “Valores Constitucionales”, continuaremos a responder as principais questões sobre o tema da documentação. Os imigrantes indocumentados podem ser deportados no Brasil? “La Voz de los Refugiados” entrevista Alisson Marugal, procurador federal do Ministério Público do Brasil, sobre as leis que se aplicam no país face ao encerramento das fronteiras para impedir a propagação do coronavírus. Neste conteúdo você encontrará informações importantes sobre a deportação de migrantes e refugiados, o acesso à atenção de saúde pública e as perspectivas de abertura das fronteiras no Brasil.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A apresentação e texto são de Kaliuska Parra, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Primeiros passos para encontrar um emprego no Brasil | No Caemos en Rumores - Como encontrar um emprego

Em “No Caemos en Rumores”, vamos responder às dúvidas dos refugiados e migrantes sobre como encontrar um emprego no Brasil: é preciso ser interiorizado para encontrar um emprego? Não necessariamente. O programa de “La Voz de los Refugiados” dá os primeiros passos da preparação para encontrar um emprego de forma independente. O programa apresenta Tanner Menezes, o Oficial de Participação Comunitária da AVSI Brasil, que explica como fazer um bom currículo, como participar numa entrevista de emprego, e aponta organizações na Boa Vista que apoiam os cidadãos em termos de formação e empregabilidade.

 Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A locução e construção do programa foi feita por Kaliuska Parra, Jossi Ortiz e Jhoanna Cova, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Se cuido do abrigo, cuido de todos nós | No Caemos en Rumores - Regras de Abrigos Temporários

Os abrigos são espaços sem regras e inseguros? Não! Este programa de “No Caemos en Rumores” explica como funcionam os abrigos temporários da Operação Acolhida e sobre a responsabilidade de cada refugiado e migrante em fazer deste um ambiente melhor para se viver.  Para evitar a desinformação, ouça as regras que cada abrigo tem na Rádio “La Voz de los Refugiados”.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção do programa foi feita por Dailevy Villalba e Mari Jose Lopez com locução de Kaliuska Parra e Erasmo Rangel. O programa foi produzido com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente, Lucas Novaes Ferreira, Allana Ferreira e Maristela Schmidt.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Lei Trabalhista no Brasil | Valores Constitucionales - Leis Trabalhistas

Através do programa “Valores Constitucionais”, refugiados e migrantes podem saber um pouco mais sobre os direitos e deveres do trabalhador no Brasil. Quais são as leis que regulam o trabalho no Brasil? Este programa identificou as principais dúvidas dos refugiados e imigrantes venezuelanos para responder sobre quais são os direitos e deveres do trabalhador neste país. Dedução da folha de pagamento, demissão por justa causa e direitos ao seguro desemprego são alguns dos temas abordados.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A locução e construção do programa foram de Mario Naspe e Maria Calcurian com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Direito e acesso aos cuidados de saúde no Brasil | Momento Salud - Direito à Saúde

Neste “Momento Salud”, o tema principal é o Direito à Saúde: os imigrantes têm o direito de acessar ao SUS no Brasil? Os voluntários da rádio “La Voz de los Refugiados” identificaram as principais dúvidas dos venezuelanos sobre o acesso à saúde no Brasil, as quais foram respondidas pelo enfermeiro da ADRA, Bruno Barbosa. Como obter o cartão SUS, quando ir para o hospital e quando ir para os postos de saúde foram algumas das questões respondidas no programa.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção e locução do programa são de Kennedys Rodrigues, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Lei de Proteção da Mulher: Lei Maria da Penha | Valores Constitucionales - Lei Maria da Penha

No “Valores Constitucionales” de hoje, o enfoque será a Lei Maria da Penha. Como funciona a lei que defende a integridade da mulher no Brasil? Neste programa, a entrevistadora Jossi Ortiz fala com Lais Azeredo Alves, assistente de proteção na Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), sobre como uma das principais leis de defesa da mulher no mundo foi criada e é aplicada.  Aqui ouvimos como se forma o ciclo de violência baseada em gênero, como denunciá-lo e que organizações podem apoiar mulheres migrantes e refugiadas.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção e locução do programa foram de Jossi Ortiz, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Novaes Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Liderança da Mulher | Micrófono Abierto - Liderança feminina

O “Micrófono Abierto” desta semana entrevista uma mulher forte sobre o tema “liderança feminina”. Quando falamos de líderes, normalmente pensamos nos homens. Porquê? Neste “Micrófono Abierto”, Tamara Jurberg, Diretora de Liderança e Participação na ONU Mulheres, fala sobre o protagonismo feminino e a campanha interagências “Mulheres Líderes: Por um Futuro Igual no Mundo da COVID-19”.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção e locução do programa foram de Daively Villalba, com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente, Allana Ferreira e Maristela Schmidt.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Cuidados e Prevenção para o Coronavírus | Momento Salud - Segunda onda do Coronavírus

O “Momento Salud” em “La Voz de los Refugiados” desta semana é sobre a COVID-19. A transmissão do coronavírus já terminou? Ainda não. Este programa alerta a todos sobre os cuidados necessários e informa sobre a vacinação no Brasil. 

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção e a locução do programa foi feita por Erasmo Rangel e Maria Andreina Gil com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!

 

 

 

 

 


Entrevista da OPAS/OMS sobre vacinação de refugiados | Momento Salud - COVID-19 e Vacinação

Momento Salud desta semana entrevista a uma grande especialista em vacinas. Será que nós, refugiados e migrantes, seremos vacinados contra a COVID-19? Este programa responde às três principais dúvidas da nossa comunidade sobre a vacinação contra o coronavírus. Como funciona a distribuição da vacina, quantas doses e as medidas preventivas necessárias são alguns dos tópicos respondidos por Lely Guzman, coordenadora em exercício da Unidade de Cursos Família, Género e Vida da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil.

Este programa faz parte do projeto de rádio comunitária da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em parceria com a Associação Voluntária para o Serviço Internacional (AVSI BRASIL). A construção e a locução do programa foram feitas por Mario Naspe com o apoio de Camila Ignacio Geraldo, Eduardo Fredi Parente e Lucas Ferreira.

Para ouvir a este programa, basta clicar na imagem abaixo!