📢 (PRAZO: 22/8/2025) Fundo de Inovação Liderado por Refugiados 2025 

O Fundo de Inovação liderado por Refugiados está aberto para inscrições de organizações lideradas por pessoas deslocadas à força e apátridas! As organizações podem se inscrever diretamente pelo site do Serviço de Inovação até 22 de agosto de 2025. 

Como se candidatar? 

As organizações podem se inscrever diretamente pelo site do Serviço de Inovação até 22 de agosto de 2025. Para obter informações detalhadas, consulte o site do Fundo de Inovação Liderado por Refugiados. Dúvidas sobre o Fundo podem ser direcionadas a [email protected].

O formulário de inscrição está disponível em espanhol, inglês, francês e árabe, mas você pode enviar sua proposta em qualquer idioma. Você encontrará dicas sobre como preparar uma boa proposta em espanhol e inglês.

O que é o Fundo de Inovação Liderado por Refugiados? 

O Fundo de Inovação liderado por Refugiados defende a criatividade de todas as pessoas deslocadas e apátridas. Seu objetivo é reformular sua participação na prestação de trabalho humanitário, garantindo que elas ocupem o centro das decisões que afetam suas vidas, liderando a identificação de necessidades e a concepção de soluções inovadoras. O Fundo oferece apoio holístico – combinando recursos financeiros, mentoria e outros conhecimentos especializados – diretamente a organizações lideradas por pessoas deslocadas à força e apátridas, para que possam conceber e implementar novas intervenções que tenham um impacto positivo duradouro em suas comunidades. 

Desde o seu lançamento em 2022, o Fundo apoiou 54 projetos em 36 países, beneficiando positivamente mais de 160.000 membros de comunidades deslocadas à força, apátridas e anfitriãs. Seja alavancando terapia ambiental para o bem-estar psicossocial na Síria ou apoiando empreendedores refugiados por meio de microcréditos de pagamento antecipado em Uganda, esses projetos estão causando um impacto extraordinário. 

Quem pode se candidatar? 

O Fundo aceita inscrições de organizações registradas e não registradas — cujas estruturas de liderança sejam compostas, pelo menos, por pessoas deslocadas à força e apátridas — que sejam bem conhecidas em suas comunidades devido às suas contribuições e iniciativas significativas no passado. 

Os candidatos devem se inscrever como uma equipe, representando uma organização existente composta por vários membros da comunidade. Candidatos individuais não são elegíveis.

Será dada atenção adicional para garantir que organizações lideradas por pessoas LGBTIQ+, mulheres, pessoas com deficiência, deslocados internos e apátridas, populações indígenas e outros grupos sub-representados recebam apoio e incentivo para se candidatarem ao Fundo. 

O que o Fundo oferece? 

Organizações selecionadas podem esperar o seguinte:
• Suporte financeiro
• Suporte à gestão de programas e projetos
• Suporte técnico e expertise
• Networking entre pares
• Ênfase na aprendizagem 

O ACNUR Brasil convocará sessões informativas em diferentes regiões com organizações interessadas em lidar com refugiados. Mais detalhes serão fornecidos nesta página nos próximos dias.