Nova data para a 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia – COMIGRAR

A 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia (2ª Comigrar) foi adiada e será realizada em nova data, na primeira quinzena de novembro de 2024, de acordo com o comunicado da Secretaria Nacional de Justiça (Senajus), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), publicado na página Nota à Imprensa – 2ª Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia terá nova data — Ministério da Justiça e Segurança Pública (www.gov.br).

Até o momento, a etapa preparatória aconteceu em 21 estados e no Distrito Federal, representando 136 conferências inscritas, e envolveu 14 mil participantes, sendo ao menos sete mil migrantes, refugiados e apátridas.

O adiamento da Conferência Nacional não causa qualquer prejuízo para as conferências já realizadas, bem como para as propostas produzidas e delegada/os eleita/os. Da mesma forma, as conferências da Etapa Preparatória, que estão programadas para acontecer, estão mantidas. 

IMPORTANTE! As pessoas eleitas como delegadas serão contactadas diretamente pela Equipe de Organização da 2ª Comigrar.

Sobre a 2ª COMIGRAR

A 2ª COMIGRAR é a segunda edição da Conferência Nacional de Migrações, Refúgio e Apatridia, cujo tema é: “Cidadania em Movimento”.

Tal conferência é uma iniciativa de mobilização nacional de diversos atores sociais, políticos e institucionais interessados no tema das migrações, refúgio e apatridia, com o objetivo de:

  1. aprofundar o debate sobre migrações, refúgio e apatridia;
  2. propor e discutir diretrizes e recomendações para políticas públicas para pessoas migrantes, refugiadas e apátridas;
  3. promover a participação social e política de migrantes, refugiados e apátridas;
  4. fomentar a integração entre os entes federativos, organizações da sociedade civil e associações e coletivos de pessoas migrantes, refugiadas e apátridas que atuam no tema.

Para mais informações, acesse as perguntas frequentes na página oficial da COMIGRAR.