Programa para Organizações Lideradas por Refugiados no Rio Grande do Sul
A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) convida organizações lideradas por refugiados, solicitantes de refúgio, portadores de residência de acolhida humanitária e apátridas, que estão presentes no Rio Grande do Sul, que são reconhecidas em suas comunidades devido às suas contribuições sociais, a participarem da Chamada de Manifestação de Interesse 2024 e apresentarem sua proposta para o Programa de Subvenções de Proteção estabelecido pelo ACNUR.
O programa tem como objetivo convidar pessoas que vivenciaram experiências de deslocamento forçado a colaborarem com o ACNUR na implementação de seus programas destinados às pessoas vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, especificamente mapeamento das comunidades refugiadas, pre-documentação, orientação para o acesso a direitos e serviços, identificação de casos de proteção e referenciamento à rede pública, mediação cultural e linguística nos centros de atendimento público, ensino de português, prevenção de violência de gênero, elaboração, tradução e disseminação de informação destinada às comunidades refugiadas, entre outros.
Nesta chamada, serão selecionadas até organizações que receberão apoio financeiro para implementar seus projetos. O apoio financeiro máximo que cada candidatura pode receber é de até R$ 25.000,00 reais (USD 5,000) por organização. Esta iniciativa aceitará inscrições de Organizações que estão presentes no Rio Grande do Sul.
Os subsídios de proteção só podem ser concedidos a organizações sem fins lucrativos lideradas por refugiados (tanto organizações formalizadas como não formalizadas).
Veja a Chamada de Interesse completa abaixo ou clicando nesse link.
Como aplicar? Para se inscrever no programa, cada organização deve preencher o formulário de inscrição on-line disponível neste link: https://enketo.unhcr.org/x/Culg8OVu.
As inscrições estarão abertas até 10 de julho de 2024, e cada organização poderá aplicar uma única vez.
As candidaturas podem ser apresentadas em português, espanhol ou inglês.
Se você precisar de informações adicionais, envie suas perguntas para [email protected].