Moradia e Abrigamento


Abrigos públicos

Onde conseguir abrigamento?

Se você chegar no país e não tiver lugar para ficar, deve procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social mais próximo para informações (de segunda a sexta-feira, 08-18h). A estadia nos abrigos públicos é gratuita, no entanto, as vagas são limitadas.

Embora existam alguns abrigos especificamente projetados para receber solicitantes de refúgio e refugiados, eles têm vagas limitadas. A maioria das vagas dos abrigos estão abertas para brasileiros, refugiados e migrantes em situação de vulnerabilidade. Os abrigos costumam ter limites em relação ao período de estadia, os quais vão desde apenas uma noite até alguns meses.

Em caso de dificuldades para conseguir vaga nos abrigos públicos, busque pelas organizações parceiras do ACNUR clicando aqui.


Abrigos gerenciados por organizações parceiras

Algumas organizações parceiras do ACNUR possuem abrigos específicos para refugiados e migrantes. Além disso, podem orientar na busca por uma estadia temporária no Brasil. Para consultar um parceiro do ACNUR no estado em que você está, clique aqui.


Aluguel

Solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos podem alugar uma casa?

Não existem impedimentos para os solicitantes de refúgio e refugiados alugarem uma casa ou apartamento no Brasil. O aluguel deve ser feito através de um contrato de aluguel, no qual todos os direitos e deveres dos proprietários e inquilinos devem ser incluídos. Para mais informações, acesse o material criado pela Caritas Arquidiocesana de São Paulo, organização parceria do ACNUR, clicando na imagem abaixo. As informações estão em português.