Projeto MARES da Caritas RJ promove a inserção dos refugiados e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho

O projeto MARES – Mediação para o Aprendizado de Refugiados e Solicitantes de Refúgio é uma iniciativa da PARES (Programa de Atendimento a Refugiados e Solicitantes de Refúgio) Caritas Rio de Janeiro em parceria coma Fundação Banco do Brasil e a Cisco Networking Academy.

O intuito desse projeto é a inserção das pessoas refugiadas e solicitantes de refúgio no mercado de trabalho. No primeiro semestre de 2019 35 pessoas de 16 países participaram das aulas. Após os três meses iniciais, já é possível dizer que o objetivo do curso está sendo atingido, pois refugiados e solicitantes de refúgios já estão sendo contratados em diversas funções, especialmente no setor de serviços

Atualmente, o projeto MARES oferece 5 aulas:

– Conecte-se (20 horas): neste curso será possível compreender melhor a internet, os computadores e as redes sociais. Aprender como usar um computador, conectar dispositivos, fazer pesquisa, usar e-mail e redes sociais. Nenhum conhecimento prévio é necessário para este curso introdutório.

– Empreendedorismo (15 horas): este curso visa despertar as habilidades necessárias para planejar, começar uma empresa e fazer gerenciamento financeiro. Nenhum pré-requisito é necessário.

– Introdução à Segurança Cibernética (15 horas): o curso ensina o que é segurança cibernética e o possível impacto para você. Mostra a importância da segurança digital e da proteção de dados pessoais e empresariais. Trata das ameaças, dos ataques e das vulnerabilidades mais comuns nos computadores. Não há pré-requisitos. ​​

– Introdução à Internet de Todas as Coisas (30 horas): este curso preenche lacunas entre os sistemas operacionais e de tecnologia da informação para entender o que é a Internet de todas as coisas. Visa mostrar a evolução da interconexão entre os indivíduos e como a internet pode mudar a vida das pessoas através de negócios e troca de informações.

– CCNA – Cisco Certified Netwok Associate: (280 horas): É um treinamento técnico que que habilita o aluno a instalar, configurar, operar e solucionar problemas de roteadores e switches em redes de computadores. O curso tem carga horária de 280 horas e é dividido em quatro módulos com duração de 70 horas cada. O tempo para conclusão é de aproximadamente 9 meses.

 

Para saber mais informações sobre o curso e como se inscrever acesse o site ou entre em contato por Whatasapp: (21) 96730-2805.