Semana do Refugiado de 17/06 a 23/06 organizada pelo SESC São Paulo

Um País Diferente

A contação de história apresenta os desafios que a menina Maemi enfrenta ao chegar a um país desconhecido, onde tudo e todos são estranhos a ela, e deixam sua vida “sem cor”. Somente a amizade e a ausência de preconceito podem colorir novamente seu mundo. Esta narração reúne contos tradicionais de países que possuem refugiados no Brasil: Venezuela, Senegal e Síria. Após a apresentação haverá conversa com um convidado em situação de refúgio. Essa é uma apresentação da Cia Luarnoar.

Local: Sesc SP – Unidade Carmo. R. do Carmo, 147 – Sé, São Paulo – SP, 01019-020. Sala de Múltiplo Uso 3.
Data: 19/06
Hora: 10h
Evento gratuito

 

A Música e a Dança do Congo

No Dia Mundial do Refugiado, o grupo formado por jovens em situação de refúgio da República Democrática do Congo compartilha experiências e aborda aspectos culturais de suas raízes. O repertório de rumba congolesa, acapela e zouk, interpretado em dialetos africanos, convida o público a experimentar as músicas e danças congoleses. Uma apresentação de Os Escolhidos.

Local: Sesc SP – Unidade Bauru – Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia, Bauru – SP, 17013-411. Área de Convivência.
Data: 20/06
Hora: 11h30 – 13h
Evento gratuito

 

Cidade das Pessoas

A intervenção trata da questão do deslocamento forçado de pessoas para outros lugares, deixando para trás parte de sua identidade e de seus afetos. Durante o primeiro semestre de 2018, o ator Arô Ribeiro frequentou grupos e lugares de encontro de pessoas em situação de refúgio em São Paulo, e colheu seus relatos. A pergunta de partida feita ao entrevistado foi: “O que você deixou pra trás?”. Uma apresentação de Taturana Grupo.

Local: Sesc SP – Catanduva. Terminal Urbano Dr. Gerson José de Camargo Gabas.
Data: 19/06
Hora: 09h30 às 12h30 e 17h30 às 21h30
Evento gratuito

 

Eu Sou Igual a Você: Refúgio e Imigração em Piracicaba

Pessoas em situação de refúgio e imigrantes que buscaram abrigo no Brasil falam sobre a retomada de suas vidas e sonhos em Piracicaba, depois de terem sido forçados a abandonar os locais onde nasceram em função de conflitos e violação de Direitos Humanos. Com participação de convidados do Haiti, Síria e Venezuela.

Local: Sesc SP – Unidade Piracicaba. R. Ipiranga, 155 – Centro, Piracicaba – SP, 13400-480
Data: 23/06
Hora: 14h30
Evento gratuito

 

Arepas – Carne de Soja

Carlos Daniel Escalona Barroso é de Maracay, na Venezuela. Jornalista de formação, chegou ao Brasil após perseguição política e fome em seu país por ter recusado participar de esquema de corrupção. Tem na comida a expressão da revolução. Na atividade, o refugiado político venezuelano apresenta a culinária contemporânea de seu país enquanto apresenta sua trajetória.

Local: Sesc SP – Unidade São José dos Campos. Av. Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim Sao Dimas, São José dos Campos – SP, 12245-010
Data: 27/06
Hora: 19h30
Evento gratuito com senhas no local que serão distribuídas com 30 minutos de antecedência.

 

Vídeo-Cartas: Conexões Migrantes

Por meio da produção de vídeo-cartas, o objetivo da atividade é alargar os conceitos e referências sobre a questão migratória contemporânea em suas interconexões com Direitos Humanos, cultura e tecnologias. No último dia, será criado com os participantes um canal do blog Somos Migrantes no Youtube para disponibilizar as vídeo-cartas online. Com Karina Quintanilha, Daniel Perseguim e Juan Cusicanki.

Local: Sesc SP – Unidade Carmo. R. do Carmo, 147 – Sé, São Paulo – SP, 01019-020. Sala de Oficinas 2 
Data: de 07/06 a 28/06
Hora: 17h30 às 20h
Evento gratuito

 

Autografias Sobre as Migrações Venezuelanas

Lançamento da coletânea que representa o esforço interinstitucional e interdisciplinar para a compreensão das Migrações Venezuelanas no Brasil e na América Latina no período recente, propiciando olhares diversificados em relação à complexidade expressa por este fenômeno migratório no século XXI. Com Rosana Baeninger, Padre Paolo Parise, Victor Del Vecchio e César Augusto Barrios.

Local: Sesc SP – Unidade Centro de Pesquisa e Formação. R. Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista, São Paulo – SP, 01313-020
Data: 26/06
Hora: 14h às 16h
Evento gratuito.

 

Refúgios Humanos

Encontros formativos voltados a educadoras e educadores da Rede Municipal de Educação, nos quais serão compartilhadas experiências, pesquisas e saberes relativos a pessoas em situação de refúgio e imigrantes que deixaram seus países em razão da violação de Direitos Humanos.

Local: Sesc SP – Unidade Consolação. R. Dr. Vila Nova, 245 – Vila Buarque, São Paulo – SP, 01222-020. Sala Ômega (8º andar).
Data: de 12/06 a 03/07
Hora: 15h às 18h (turma 1) e 18h30 às 21h30 (turma 2)
Evento gratuito.

 

Quem Vem de Longe

Três mulheres acompanhadas de um músico chegam à praça carregado um monte de sapatos, que vão ser usados para criar um mapa povoado por seres que foram deslocados de sua terra natal e também da sociedade. O espetáculo trabalha a situação dos migrantes, imigrantes, errantes e andarilhos, assim como os caminhos e as instabilidades desses seres em movimento. Uma apresentação da Cia As Graças.

Local: Sesc SP – Itaquera – Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 – Itaquera, São Paulo – SP, 08265-045.
Data: 29/06
Hora: 15h
Evento Gratuito