UFBA lança edital com vagas reservadas a refugiados e solicitantes de refúgio

Foi publicado nesta segunda-feira (07), o edital do processo seletivo para ingresso aos cursos de graduação da UFBA, no primeiro semestre letivo de 2019, com vagas reservadas a refugiados e solicitantes de refúgio, alem de índios aldeados, moradores das comunidades remanescentes de quilombos e pessoas trans (transexuais, transgêneros e travestis). Estarão acessíveis 352 vagas nos 88 cursos de graduação da UFBA, de um total de 4.492 vagas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSu) de 2019.

Serão admitidos até quatro estudantes além do número de vagas estabelecidas para cada curso, sendo uma vaga para índios aldeados, uma vaga para moradores das comunidades remanescentes dos quilombos, uma vaga para pessoas trans e uma vaga para Imigrantes/refugiados em situação de vulnerabilidade.

Poderão se candidatar às vagas definidas os candidatos que se submeteram regularmente às provas do ENEM 2018. No caso específico dos candidatos imigrantes ou refugiados no Brasil, é necessário que tenham feito o ensino médio ou equivalente em outro país e a realização do ENEM 2018 é opcional.

Os cursos oferecidos são das seguintes modalidades: Curso de Progressão Linear (CPL); Curso Superior de Tecnologia (CST); e Bacharelado Interdisciplinar (BI). Os interessados devem se inscrever no período de 14 a 23 de janeiro de 2019, pela internet, no endereço eletrônico: https://ingresso.ufba.br/aldeados-quilombolas.