UFPR terá processo seletivo anual com 10 vagas suplementares específicas para refugiados e imigrantes

São Paulo, 13 de novembro de 2018 (ACNUR) – O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) aprovou por unanimidade, na última sexta-feira (9), resolução que prevê a criação de um processo anual de seleção para pessoas refugiadas e imigrantes com visto humanitário que desejem cursar graduação na instituição.

A resolução prevê 10 vagas suplementares anuais, com seleção por meio de processo seletivo exclusivo para esses candidatos. O procedimento ainda passará por regulamentação.

A resolução nº 13/14 – CEPE, que normatiza o acesso de portadores do estado de refugiado ou visto humanitário de imigrantes regularmente admitidos no Brasil por meio de vagas remanescentes continua vigente.

Para Tatyana Friedrich, vice-coordenadora do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira (PMUB), essa decisão significa a consolidação de um trabalho realizado há cinco anos da UFPR.  Desde 2013 o projeto acolhe e apoia em diversos aspectos migrantes e refugiados.

“Esse fato representa a sensibilização do reitor, do Conselho e da comunidade universitária em relação à questão dos migrantes e refugiados, que são uma realidade hoje na sociedade paranaense. Demonstra, ainda, que a UFPR é uma instituição comprometida com a inclusão e emancipação dos menos favorecidos”, comenta.

Em setembro de 2013, a UFPR firmou Termo de Parceria com o ACNUR, Agência da ONU para Refugiados, para a implementação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello. Já em 2014 teve início o Programa de Extensão e Pesquisa “Política Migratória e Universidade Brasileira”, com a finalidade de desenvolver políticas de acolhimento e de inserção de pessoas refugiadas e imigrantes nos cursos de graduação e pós-graduação, atuando também no processo de revalidação de diplomas de estrangeiros.

Edital: http://portal.nc.ufpr.br/PortalNC/PublicacaoDocumento?pub=471

Incrições: http://saturno.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/psrefug/2019/inscricao.php