Escritórios do ACNUR e CONARE

Escritórios do ACNUR no Brasil

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) fornece ajuda para milhões de pessoas ao redor do mundo que foram obrigadas a deixar seus países para salvar suas vidas. A agência promove a proteção dos direitos humanos e os ajuda a reconstruir suas vidas. O ACNUR foi criado após a Segunda Guerra Mundial. Hoje, com uma equipe de mais de 7.500 pessoas em mais de 125 países, ele ajuda cerca de 34 milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, o ACNUR apoia o governo e organizações da sociedade civil para fortalecer a proteção e a integração dos refugiados, solicitantes de refúgio e apátridas. O ACNUR Brasil tem escritórios em Boa Vista, Brasília, Manaus e São Paulo.

Website do ACNUR no Brasil: http://www.acnur.org.br

  • Brasília
    Tel: (61) 3044-5744
    Email: brabr@unhcr.org
    Endereço: SCN Quadra 05, Bloco A, Sala 316
    Edifício Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília
    CEP 70715-000
  • Boa Vista
    Tel.: (95) 3621-3100
    Endereço: Universidade Federal de Roraima.
    Av. Capitão Ene Garcez, 2413, Bairro Aeroporto, Boa Vista.
    CEP 69310-000
  • Manaus
    Não há atendimento presencial
    Tel. (92) 4009-0856 /4009-0860

Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE)

O CONARE é o Comitê do governo encarregado de revisar e decidir todas as solicitações de refúgio no Brasil. Ele também é a autoridade responsável por definir a política brasileira de refúgio.

O CONARE está ligado ao Ministério da Justiça e é constituído por representantes dos seguintes Ministérios: Justiça, Relações Exteriores, Trabalho e Emprego, Saúde, Educação, assim como pela Polícia Federal e organizações da sociedade civil dedicadas à assistência, integração local e proteção dos refugiados no Brasil. O ACNUR e a Defensoria Pública da União têm um assento no CONARE com direito de voz, mas não de voto.

A sede do CONARE está localizada em Brasília, no Ministério da Justiça, e há um escritório local em Porto Alegre e um em São Paulo.

  • Brasília
    Esplanada dos Ministérios, Ministério da Justiça, Anexo II, Térreo.
    E-mail: conare@mj.gov.br
  • Porto Alegre (apenas atenção ao público e atualização cadastral. Não há oficiais de elegibilidade nem entrevistas presenciais)
    Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Rua Coronel Vicente, 281, Centro (estação de Trensurb: Mercado)
    E-mail: conare.rs@mj.gov.br
  • São Paulo
    Centro Público de Direitos Humanos e Economia Solidária – Rua Otto Alencar, 270, Bairro do Cambuci.
    E-mail: conare.sp@mj.gov.br